Milhares de pessoas aproveitam ação de cidadania na Barbuda
Foi um sucesso a primeira ação de cidadania realizada na Barbuda, neste sábado (14). Milhares de pessoas compareceram a Escola Municipal Comendador Délio Pereira Sampaio, no primeiro distrito de Magé, para fazer a carteira de identidade, conseguir a certidão de casamento, realizar o cadastro em programas assistenciais, ter acesso a dezenas de serviços de saúde e beleza, além de conhecer um pouco do trabalho das secretarias municipais.
A Ação de Promoção à Vida Cidadã é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com o apoio de todas as outras pastas do governo, que montaram tendas oferecendo serviços de informação e lazer para os participantes do evento.
“Essa ação tem o objetivo de levar o poder público para junto da população mais vulnerável do município que fica mais distante dos serviços que são oferecidos pela prefeitura. Se ela não pode ir até os serviços, os serviços vão até ela para levar cidadania à comunidade”, explica Arminda Nery, subsecretaria da SMASDH.
Órgãos estaduais e federais também fizeram parte da parceria. O Detran emitiu 1a e 2a via de identidade, a Defensoria Pública levou gratuidade para a certidão de casamento em cartório, também teve emissão de certidões de nascimento, óbito, com orientação jurídica e a Fundação Leão XIII ofereceu isenção para a 2º via de Identidade. Além da presença do INSS.
“Nós dois estamos desempregados e essa foi uma oportunidade de conseguirmos nos casar sem gastar dinheiro. Agora vamos passar a ter direito nos benefícios um do outro. Se não fosse essa ação a gente não ia ter como casar. Teríamos que adiar nosso sonho mais uma vez”, conta Laerte Jordão Azevedo, operador de empilhadeira, de 27 anos, que se casou com Dircilene Conceição dos Santos, técnica de enfermagem, de 29 anos.
Tudo gratuitamente para o cidadão, assim como os programas municipais de Saúde também fazem diagnóstico e tratamento de Hanseníase, Tuberculose, Hiperdia e Doenças Sexualmente Transmissíveis como Aids, Sífilis e Hepatites Virais. As equipes também emitiram o Cartão do SUS, documento essencial para atendimento e acompanhamento em qualquer unidade de saúde municipal, estadual e federal.
“Esse é um momento muito importante para o bairro da Barbuda porque atingiu diretamente a comunidade dando cidadania a muitas pessoas que estavam esquecidas através dos serviços prestados aqui hoje. Nos governos anteriores, a Barbuda ficava abandonada. Eu moro aqui a mais de 40 anos e só agora no governo Nestor Vidal que a população tem sido atendida. A Barbuda está ganhando uma nova vida”, comemora o morador da Barbuda, Jair Adriano, de 75 anos.
A ação de Promoção à Vida Cidadã também teve ponto de coleta de óleo de cozinha usado em garrafas pet para ser trocado por detergente pelos funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa é parte do projeto “De Olho no Óleo” desenvolvido em parceria com as unidades de ensino da rede municipal.
Outra atração do evento que fez muito sucesso foi a barraca montada pela Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável. A tenda tinha diversas frutas e legumes produzidos no município e produtos feitos com jaca como a paçoca, o sorvete e o patê, novidades que agradaram o paladar dos visitantes. As receitas fazem parte do programa da secretaria de reaproveitamento de alimentos. “É fundamental o poder público se aproximar da comunidade. Eles precisam saber que o serviço que fazemos é para eles. A ação foi muito boa para estreitar os laços com a população e apresentar um pouco das riquezas naturais da nossa terra que muitos desconhecem”, declarou o secretário municipal de Agricultura Sustentável, Aloisio Sturm.
O Projeto Longevidade deu um show fazendo uma apresentação de dança para o público. A plateia ficou impressionada com a disposição dos participantes do projeto social e de saúde que vem sendo desenvolvido com a população idosa da cidade. “Hoje, o Projeto Longevidade vai muito além de exercícios físicos para a terceira idade. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, nós conseguimos criar um cadastro único em que os participantes são cadastrados em todos os programas assistenciais do governo e cuidados médicos necessários. É muito importante esse tipo de ação para passarmos essas informações sobre o projeto e orientações para quem quiser se inscrever”, enfatiza Sergio Cordeiro, diretor do Departamento de Terceira Idade de Magé.
A Defesa Civil exibiu o seu sistema de Pluviômetro semiautomático e divulgou a Central de Monitoramento Hidrológico, mais um importante equipamento para a segurança dos mageenses conquistado pela prefeitura. A Defesa Civil também fez o cadastramento de moradores de área de risco e explicou como funcionam as sirenes instaladas nessas áreas. Os funcionários também instruíram a população no caso de mobilização e desmobilização durante o acontecimento de um desastre.
O Centro Administrativo de Santo Aleixo fez a alegria da criançada presente com a oficina de recorte e colagem em balões. A Secretaria Municipal de Educação também fez oficinas de leitura, arte e montou ate um estúdio para quisesse fazer fotos divertidas com fantasias e acessórios engraçados.
Além do prefeito Nestor Vidal, prestigiaram o evento os secretários municipais Paulo Bonioli (Obra), Paulo Vaz (Habitação), Aloísio Sturm (Agricultura), Aldecir Leal Balter (Meio Ambiente), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Araújo Porfirio (Manutenção), José Carlos Faria (Governo), Dimas de Andrade Pinto (Desenvolvimento Econômico), Sergio Venâncio (Transportes), Tania Mara (Emprego), Selma Vaz Vidal (Assistência Social), o chefe de Gabinete, Tarcísio Crespo, a assessora especial do Governo e coordenadora do sexto distrito, Sônia Sthoffel, e os vereadores Rafael Tubarão, Portugal e Silmar.
Fonte: PMM